Menu
fotografia

O melhor horário para fotografar arquitetura e interiores

Melhor Horário para Fotografar Arquitetura

Olá, pessoal! Sejam bem vindos a mais um post sobre fotografia de arquitetura. Se você já fotografa ou se está começando agora sua trajetória como fotógrafo de arquitetura, certamente já se perguntou isso. Afinal, qual o melhor horário para fazer boas fotos de arquitetura?

Bom, assim como quase tudo na vida a resposta é: depende.

Calma, vou explicar melhor.

Fotografando Interiores

Eu resolvi separar essa parte do assunto em um tópico próprio para ficar mais organizado pois acho importante lembrar que há bastante diferença entre fotografar um ambiente interno ou uma fachada para o seu cliente arquiteto.

Quando fotografamos interiores temos uma série de recursos a mais que podemos usar a nosso favor para o controle da luz. Seja abrindo ou fechando uma cortina, seja usando um flash…

Fotografando interiores temos até a possibilidade de mudar um móvel ou outro de lugar, se for necessário. Em interiores, no geral, temos também mais opções de ângulos.

Mas o que isso tudo tem a ver com o horário para fotografar?

Bom, todos esses elementos que citei podem influenciar na luz final da sua fotografia. Seja uma cortina deixando a luz entrar ou bloqueando a luz ou mudando um móvel de lugar para influenciar em uma determinada sombra ou reflexo no ambiente.

Fotografia de Interiores mostrando o melhor horario para fotografar

Repare na fotografia acima, como a luz entra na sala. É possível ver a suavidade da luz pela forma como a sombra se desenha ao lado direito da mesa de centro. Por ter sido fotografado em um dia nublado, o projeto também luz e sombra bem suaves em todo o restante do interior.

Fotografando Fachadas

Eu diria que fachadas são mais complicadas porque, nesse caso, temos diversos elementos que influenciam no trabalho do fotógrafo de arquitetura.

O horário, por si só, não influencia apenas na luz, ele influencia também no movimento da rua, se vai ter um carro parado em frente ao projeto ou não, por exemplo.

Sem falar na posição do Sol, que pode simplesmente tornar inviável a sua foto por causa de um flare ou uma sombra projetada numa parte importante do que está fotografando.

fotografia de arquitetura de fachada residencial

Fachada fotografada no entardecer com as luzes ligadas

Acima, um exemplo de fachada fotografada ao entardecer. Reparem que ainda temos luz suficiente e mesmo assim as luzes internas da casa ficam bem evidentes.

O que alguns clientes te pedem

Como fotógrafos, precisamos entender a importância do projeto de iluminação para todo projeto. Alguns clientes tem a impressão que o melhor horário para fotografar com as luzes acesas é à noite, quando fica tudo escuro mas isso não é verdade.

Mesmo para mostrar as luzes do projeto acesas eu sempre digo que o melhor horário é no pôr do Sol, mas antes de escurecer totalmente. Dessa forma conseguimos preservar melhor as cores e ainda assim ter o efeito desejado para mostrar o projeto iluminado. E isso vale para fotografias de interiores e externas, fachadas, etc.

Se você não tem como fotografar nesse horário uma segunda opção é acordar cedo e fotografar antes do nascer do Sol. Nesse horário a luz vai ser parecida com a do final do dia.

Uma dica sobre o melhor horário para fotografar arquitetura

Bom, essa dica não vale só para o melhor horário para fotografar arquitetura, mas também é válida para fotógrafos de todas as áreas: converse com o seu cliente e tente alinhar o seu trabalho com as expectativas do seu cliente o máximo possível.

Fotografia de Arquitetura de Hotel no Rio de Janeiro

Foto de quarto de hotel mostrando o horário exato do pôr do Sol

Veja, na foto acima, feita para o Hotel LSH, aqui no Rio, como o horário é fundamental para mostrar a vista do quarto. Essa foto poderia ter sido feita em qualquer horário durante o dia. A vista do quarto é espetacular em qualquer horário, porém é mais especial ainda com o pôr do Sol.

Nós, fotógrafos de arquitetura, convivemos com o fato de levar o trabalho para casa ou para o escritório depois de toda sessão. Fotografar é só metade do trabalho e não entender o que seu cliente quer exatamente pode acabar gerando frustrações tanto para você quanto para o seu cliente.

Seja pela iluminação do projeto, seja pelo movimento indesejado em frente a uma fachada, etc.

Antes de sair para fotografar, pesquise sobre o projeto, sobre o local e sobre a posição do Sol. Isso pode evitar uma saída perdida, por exemplo. Sem falar que mostra para o seu cliente o seu comprometimento com o resultado final, mesmo antes de fotografar.

Sobre o Fotógrafo

Luciano é pai da Cecília e Fotógrafo de Arquitetura. Além de fotógrafo, Luciano é Jornalista, Analista de Marketing e Vendas pela FGV e especialista em Marketing Digital pelo Instituto Infnet. Ministra cursos na área de fotografia e na área de marketing digital.