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Câmeras DSLR vs Mirrorless na Fotografia de Arquitetura

Camera DSLR vs Camera Mirrorless na Fotografia de Arquitetura pelo Fotógrafo de Arquitetura Luciano Mendes

Olá pessoal! Luciano aqui para mais um post.

Bom, o ano desse post é 2021 e eu acredito que muitos fotógrafos hoje em dia estão acompanhando o mercado de câmeras profissionais e sabem da “evolução” das câmeras Mirrorless.

Tomei a liberdade de colocar a “evolução” entre aspas porque, pra mim, nem sempre o que é novidade é uma evolução. Devemos sempre lembrar como o mercado funciona, como automaticamente procuramos produtos tecnológicos mais novos e como isso afeta a forma como consumimos.

Consequentemente os fabricantes precisam estar sempre lançando novos produtos e formatos para não parecerem obsoletos, mesmo que esses novos produtos não necessariamente sejam algo melhor.

E na minha opinião isso acontece com as câmeras fotográficas. Vou explicar melhor ao longo do post.

Primeiro, você sabe qual a diferença entre uma câmera DSLR e uma Mirrorless?

As principais diferenças entre câmeras Mirrorless e DSLRs

DSLR é a sigla de “Digital Single Lens Reflex” e se refere a um modelo de câmeras que usam um conjunto de espelho para refletir a imagem que você está fotografando para o visor. Esse tipo de câmera se divide em dois grupos, as DSLR normais, que contam com uma série de câmeras profissionais e semi; e as Full Frame, que possuem sensores maiores e de maior qualidade.

Com o tempo, o termo DSLR acabou virando referência de câmera fotográfica profissional e de alta qualidade, o que não é necessariamente o caso: não é porque a câmera é DSLR que ela tem alta qualidade, mas sim porque possui um sensor de melhor desempenho, controle fino e preciso sobre todas as características da câmera, além do suporte ao uso de lentes especiais.

As DSLR costumam não ser tão boas para vídeo como as mirrorless porque seu design com conjunto de espelho e prisma acaba afetando a forma pela qual o sensor opera na hora de capturar vídeo, gerando resultados não tão bons quanto o outro padrão. A bateria, contudo, é um ponto forte: maiores nas DSLR, elas também se beneficiam da operação mais analógica, que economiza carga.

Quando abordamos as características das DSLRs, vimos que elas se distinguem por oferecer um conjunto de espelhos e prismas que levam a imagem daquilo que se pretende fotografar ao visor. As Câmeras Mirrorless, portanto, não conta com esse tipo de conjunto ótico, funcionando com um design em que a imagem capturada pela lente viaja diretamente para o sensor, que realiza a captura. Como não precisam dos espelhos e prismas, essas câmeras costumam ser menores e mais leves que as DSLR, embora sua qualidade seja alta – dependendo, é claro, do modelo.

DSLR vs Mirrorless na Fotografia de Arquitetura

A imagem mostra a diferença entre uma DSLR e uma Mirrorless

Sou fotógrafo e tenho uma DSLR. Devo migrar para uma câmera Mirrorless?

A resposta para esse tipo de pergunta é sempre o famoso… DEPENDE!

Depende da sua área de atuação, do seu orçamento, do seu planejamento a longo prazo a nível de equipamento, do quanto é importante para você se manter atualizado, seja pensando em si mesmo ou na percepção do seu cliente. Etc.

Se você trabalha para outros fotógrafos ou para produtoras de audiovisual estar atualizado fará mais diferença. O equipamento acaba sendo um fator de desempate na hora de contratar um freelancer.

Se você tem seus próprios clientes e eles não são desse meio, não fará tanta diferença.

E na maioria das vezes a resposta para essa pergunta acaba sendo não. Vejo que em muitos os fotógrafos já estão desatualizados de uma maneira geral e já precisariam fazer um upgrade de qualquer forma. Com o mercado se movendo mais em função das Mirrorless, acaba sendo uma mudança mais natural para quem já está desatualizado, mas trocar só para mudar de formato, acho que não.

DSLR ou Mirrorless para Fotografia de Arquitetura

Olha, a nível de quantidade e qualidade de recursos das câmeras, eu diria que a fotografia de arquitetura é uma das fotografias que menos exigem do seu equipamento nesse aspecto.

Mas porquê estou dizendo isso? Bom, como fotógrafo de arquitetura, observo que alguns recursos que os fotógrafos tanto perseguem não são necessários para fazer o meu trabalho. Vou citar alguns:

Velocidade de foco: Para o fotógrafo de arquitetura não faz muita diferença, tendo em vista que o assunto a ser fotografado está sempre paradinho e um foco lento não vai te fazer perder a foto.

Tamanho da câmera: É verdade que existem câmeras Mirrorless bem pequenas mas, as melhores Mirrorless hoje no mercado não são assim tão pequenas. Nem os corpos e nem as lentes. Na minha opinião essa diferença de tamanho não se justifica na fotografia de arquitetura, uma vez que trabalhamos sempre com a câmera no tripé, nem o peso faz tanta diferença.

Qualidade de imagem: Como eu falei anteriormente, não necessariamente por comprar uma câmera mirrorless você vai ter uma imagem melhor. Ainda existem câmeras DSLRs tão boas quanto as Mirrorless mais modernas.

A conclusão sobre câmeras DSLR vs Mirrorless

Antes de trocar de câmera por impulso, procure responder para si mesmo alguns dos questionamentos que levanto no texto.

É importante colocar no papel o que uma câmera mais moderna traz de benefício de fato.

Não é fácil ganhar dinheiro com a fotografia e trocar de equipamento sempre tem um custo. E vou além, pois acho que não se trata só de gastar ou economizar. Penso que quanto melhor otimizar seu orçamento, mais vai ter tempo para estudar, para curtir sua família, seus filhos. Afinal, tempo é dinheiro e o equipamento não precisa só se pagar. Ele precisa gerar lucro.

Por fim, é preciso avaliar cada caso. Palavras de um fotógrafo que tem e usa os dois tipos e gosta de ambas.

Sobre o Fotógrafo

Luciano é pai da Cecília e Fotógrafo de Arquitetura. Além de fotógrafo, Luciano é Jornalista, Analista de Marketing e Vendas pela FGV e especialista em Marketing Digital pelo Instituto Infnet. Ministra cursos na área de fotografia e na área de marketing digital.